Blog da Energy Source
Acordo Internacional viabiliza o maior volume de baterias sustentáveis para armazenamento brasileiro de energia limpa e renovável
Na tarde desta quinta-feira (02/12), as empresas Energy Source, Aldo Solar e Japonesa Itochu Corporation se reuniram na sede da Aldo Solar, na cidade de Maringá (PR), para validar o que, até então, é a maior parceria comercial internacional para viabilizar a chegada de baterias sustentáveis para armazenamento de energia limpa e renovável da América Latina.
As condições negociadas preveem a disponibilidade inicial de cerca de 1,2 MWh de baterias second life no mercado brasileiro, podendo atingir até 1 MWh de fornecimento por mês ao longo do ano de 2022.
As baterias second life são fruto da logística reversa de veículos elétricos estabelecida no mercado asiático pela Itochu, vinculada à tecnologia e know-how de seleção e utilização de baterias aplicadas à segunda vida das empresas Itochu e Energy Source.
As baterias second life serão distribuídas pela Aldo Solar, impactando diversos segmentos de aplicações estacionárias de armazenamento de energia, principalmente o mercado de energia solar.
A japonesa Itochu é a sexta maior empresa do país asiático, atuando em inúmeros setores, como o de armazenamento de energia limpa e renovável. No ano de 2020, a empresa faturou mais de US$ 97 bilhões. Já a Aldo Solar, que possui parceria com a Energy Source desde 2019 na comercialização de baterias de second-life, é a maior distribuidora de energia solar do Brasil, e atingiu recentemente a marca de 200 mil kits geradores de energia solar entregues no mercado brasileiro.
Localizada no interior de São Paulo, a Energy Source é a primeira empresa no mundo a ter a solução completa para baterias de lítio, através da economia circular com o reuso e reciclagem, e vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, concretizando parcerias com líderes de mercado como BMW Group Brasil, Audi, Renault, WEG etc.
Com a necessidade crescente da descarbonização e do armazenamento de geração de energia limpa e renovável por todo o planeta, o mercado de green energy é uma realidade em constante expansão, e as baterias de lítio são a chave para este novo futuro sustentável em construção.
Até o ano de 2020, já são mais de 17 bilhões de dispositivos eletrônicos, 8 milhões de veículos elétricos em uso e 28 GWh de armazenamento de energia por bateria instalados em todo o planeta. Espera-se que o mercado global de armazenamento de energia bata a marca de 56 GWh até o fim de 2021, com previsão de crescimento de 17 vezes até 2030.
O acordo de logística reversa e energia limpa e renovável entre as três empresas é uma realidade necessária ao cenário ambiental em que vivemos, e é mais um passo importante na construção de um futuro sustentável.